Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Trailer do documentário "Janeiro 27" é divulgado!


"Daqui a pouco ninguém vai nos ouvir mais, ninguém vai mais querer falar sobre o assunto, vai ficar só nós..."
(Adherbal Ferreira)




O filme dirigido por Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento reúne depoimentos de envolvidos no caso do incêndio da Boate Kiss em Santa Maria (RS). Funcionários, frequentadores da discoteca e pais das vítimas se intercalam em cenas e falas emocionantes. A data do fato 27 de Janeiro inspira o título da produção.



"Eu tive três oportunidades de não deixá-la ir" afirma Adherbal Ferreira pai e presidente da AVTSM-Associação de Familiares e Vítimas da Tragédia de Santa Maria- que tem entre suas principais missões assegurar os direitos, interesses, bem como garantir o auxílio aos familiares e aos sobreviventes da tragédia de Santa Maria.


"Eu quero uma Santa Maria que daqui a 10 anos quando minha outra filha for se divertir numa boate, ela possa voltar para casa"
(Carina Corrêa, mãe e idealizadora do movimento Mães de Janeiro)




Com apenas uma porta de entrada e saída disponível, os jovens tiveram dificuldade para deixar o local. Muitos foram pisoteados e a maioria dos mortos foi asfixiada pela fumaça tóxica. O fogo começou na madrugada por volta das 2h30 durante um show pirotécnico da banda Gurizada Fandangueira que se apresentava na festa universitária. As faíscas atingiram a espuma altamente inflamável do teto da boate e o fogo se alastrou rapidamente.




Segundo dados, 242 pessoas morreram no incidente e 116 outras pessoas foram feridas. Foi considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio, sendo superado apenas pela tragédia do Gran Circus Norte-Americano, ocorrida em 1961, em Niterói, que possui características semelhantes às do incêndio ocorrido na Argentina, em 2004, na discoteca República Cromañón. País que conta com a presença das Mães da Praça de Maio, mulheres que se reúnem na Praça de Maio, Buenos Aires, para exigirem notícias de seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar na Argentina, tal movimento inspirou mesmo que indiretamente o conceito das Mães de Janeiro.


O documentário na íntegra tem previsão de estreia no dia 27 de janeiro de 2014.

sábado, 23 de novembro de 2013

GRAACC utiliza personagens dos cartoons em sua nova campanha contra o câncer





Em comemoração a data 23/11- Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil- personagens das HQs como O Menino Maluquinho, Garfield e Sítio do Pica Pau Amarelo estrelam imagens, comerciais e curtas com a intenção de abordar o assunto. Essa iniciativa da GRAACC- Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer- visa também resgatar a autoestima dos pequenos portadores da doença, que geralmente raspam suas cabeças em detrimento da quimioterapia.




O câncer é um conjunto de doenças nas quais existe uma multiplicação anormal de células doentes.Conforme dados do Inca- Instituto Nacional do Câncer- o infantil corresponde de 2% a 3% de todos os tumores no Brasil. Como os sintomas são semelhantes aos de outras doenças infantis comuns o ideal é que após o prazo de 1 semana, persistindo os sintomas, vá em busca de um pediatra para realizar um diagnóstico mais detalhado com exames laboratoriais e radiológicos.




Mais informações sobre os tipos de câncer no site da GRAACC, instituição sem fins lucrativos, criada para garantir aos jovens o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida. Ela realiza mensalmente cerca de 2.500 atendimentos, entre sessões de quimioterapia, consultas, procedimentos ambulatoriais, cirurgias e transplantes de medula óssea. Além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa.