Páginas

domingo, 1 de dezembro de 2013

FIFA é acusada de vetar casal de atores afro-brasileiros para a apresentação do sorteio da Copa do Mundo de 2014

Camila Pitanga e Lázaro Ramos são substituídos pelo casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert como mestres de cerimônia do evento para sorteio das chaves da Copa. A FIFA - Federação Internacional de Futebol Associado- nega as acusações de racismo.




A justificativa dada foi a de que os organizadores da Copa não queriam um evento com cara de novela da Globo."Isso aqui não é um programa da Globo, é Copa do Mundo" Tal afirmação é uma contradição, uma vez que os substitutos são artistas globais também.




Após acusações de racismo, O Comitê Organizador do evento tentou se explicar, e afirmou que a definição dos apresentadores do sorteio foi feita pela GEO Eventos, agência responsável pelo conceito artístico do show. Segundo a FIFA a escolha do casal Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima aconteceu pela experiência positiva no lançamento do Emblema da Copa do Mundo em 2010, na África do Sul e no Sorteio Preliminar em 2011, no Rio de Janeiro.

A organização tenta justificar ainda que vai procurar “refletir a diversidade do Brasil” com as atrações musicais do evento, que ficarão por conta da cantora Alcione, Margareth Menezes, do grupo Olodum e do rapper Emicida.




Não é a primeira vez que a FIFA desagrada a alguns com a escolha de apresentadores. Na Copa da África do Sul, em 2010, a entidade foi criticada por escalar  para a apresentação do sorteio a atriz Charlize Theron, que é sul-africana, mas não representa a maioria da população da África do Sul, composta por 79,0% de negros e apenas 9,6% de brancos.




O sorteio vai acontecer no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, Bahia, que segundo o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- é o estado mais negro do país e conta com o maior número de pessoas que se autodeclaram afrodescendentes no Brasil.



Um comentário: